Objetivo: avaliar a eficácia de um jogo de tabuleiro sobre a dengue jogado por crianças em escolas públicas.
Método: escolares de duas escolas foram randomizados, aleatoriamente, para participar do grupo do jogo de
tabuleiro (GJT) ou do grupo controle (GC). Um questionário foi construÃdo para avali...
Juego e Implementos de Juego,
Juegos Experimentales,
Educación en Salud,
Dengue,
Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud,
Dengue/prevención & control,
Estudiantes,
Educación Primaria y Secundaria,
Salud del Estudiante,
Estudios de Intervención
RESUMO Objetivo: Avaliar as estratégias de educação em grupo e intervenção telefônica em relação à s variáveis empoderamento, práticas de autocuidado e controle glicêmico da pessoa com diabetes. Método: Ensaio clÃnico com oito clusters randomizados, realizado entre 2015 e 2016, com 208 usu...
Resumo Objetivo: Sintetizar e analisar as evidências disponÃveis na literatura cientÃfica sobre os efeitos do uso de Short Message Service (SMS) na promoção do autocuidado em diabetes mellitus tipo 2. Métodos: Foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura, no perÃodo de 2007 a 2017, ut...
RESUMO Objetivo: Avaliar a adesão e o empoderamento do usuário com diabetes mellitus para as práticas de autocuidado e controle glicêmico na educação em grupo. Método: Ensaio clÃnico randomizado por cluster, com a participação de usuários com diabetes mellitus tipo 2. Todos os usuários esta...
Resumo Objetivo Realizar a construção, validação de conteúdo e adequação cultural do protocolo Compasso para promover a adesão à s práticas de autocuidado em diabetes via intervenção telefônica. Métodos Pesquisa metodológica de elaboração de instrumentos abrangendo as etapas: construÃ...